O que é Kadampa?

Na palavra “Kadampa”, “Ka” refere-se aos ensinamentos de Buda e “dam” refere-se às instruções de Atisha sobre o Lamrim (as Etapas do Caminho para a Iluminação, também conhecido como Lamrim Kadam). “Kadam” refere-se, portanto, à união dos ensinamentos de Buda e das instruções de Atisha, e os praticantes sinceros do Lamrim Kadam são chamados de “Kadampas”.

Existem duas tradições Kadampa, a antiga e a nova. Praticantes da antiga tradição Kadampa pareciam enfatizar mais a prática do Lamrim Kadam do Sutra do que a prática do Tantra. Mais tarde, Je Tsongkhapa e seus discípulos enfatizaram a prática de Lamrim Kadam tanto do Sutra quanto do Tantra. Essa nova tradição fundada por Je Tsongkhapa é chamada de nova tradição Kadampa.

Depois de Je Tsongkhapa, a nova linhagem Kadampa floresceu por centenas de anos, alcançando os dias atuais através de Gurus de linhagem imensamente puros como Je Phabongkhapa e Vajradhara Trijang Rinpoche.

Nos últimos anos, esta preciosa linhagem foi preservada e promovida em todo o mundo pelo mestre budista contemporâneo Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, o atual detentor da linhagem.

O alvorecer do budismo Kadampa moderno
Em 1981, o Guia Espiritual do Venerável Geshe-la, Vajradhara Trijang Rinpoche, encorajou-o a desenvolver uma nova apresentação do Budismo Kadampa para o mundo moderno que todos em todo o mundo poderiam facilmente entender e praticar. Assim, o Budismo Kadampa Moderno nasceu.

Desde então, o Venerável Geshe-la tem trabalhado incansavelmente para desenvolver e promover o precioso presente do Budismo Kadampa Moderno. Esta nova apresentação preserva fielmente os significados originais da linhagem do Budismo Kadampa desde o próprio Buda, apresentando-os de uma maneira contemporânea e de fácil acesso.

Acima de tudo, é uma apresentação internacional aberta a todos, não ancorada em nenhum país ou cultura específicos