ESTUDANDO O BUDISMO MODERNO

Há três razões pelas quais precisamos estudar e praticar os ensinamentos de Buda – para desenvolver nossa sabedoria, para cultivar um bom coração e manter um estado mental tranquilo:

Para desenvolver nossa sabedoria
Se nós não nos esforçarmos para desenvolver nossa sabedoria, permaneceremos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Apesar de desejarmos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são as principais causas de todo o nosso sofrimento.

Para cultivar um bom coração
Se não cultivarmos um bom coração, nossas intenções egoístas destruirão a harmonia e o bom relacionamento com os outros. Nós não teremos paz, e sem paz, não há chance de conseguirmos felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Para manter um estado mental de paz
Se não tivermos paz mental, não seremos felizes mesmo em condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente esta em paz, somos felizes mesmo que as condições exteriores sejam desagradáveis.

O Venerável Geshe Kelsang Gyatso elaborou três Programas de Estudo especiais para o estudo sistemático e a prática do Budismo Moderno que são especialmente adequados para o mundo moderno: o Programa Geral, o Programa Fundamental e o Programa de Formação de Professores. Veja abaixo para detalhes.