O caminho da estátua de Geshe-la de Manjushri até Indaiatuba, sob as bênçãos de Guru Arya Tara

Neste último fim de semana, no Centro Budista Kadampa Vajrapani de Indaiatuba, a professora residente Gen Kelsang Chogyap concedeu a iniciação de Buda Tara Verde. Além disso, os praticantes também tiveram uma surpresa, pois durante a iniciação ocorreu a inauguração da estátua de Geshe Kelsang Gyatso, recém chegada do Estúdio de Arte Kadampa.

O CBK Vajrapani está localizado em Indaiatuba, uma cidade localizada a 100 km de São Paulo. Apesar de ser um centro pequeno, localizado no interior de São Paulo, possui uma sede própria, que foi construída pela grande bondade de seus benfeitores em 2016. Graças à dedicação e à pureza da prática da Sangha de Indaiatuba, o Kadam Dharma têm florescido na região. Neste ano, o centro teve a boa fortuna de ganhar uma nova estátua de Geshe Kelsang Gyatso, diretamente do Centro-Mãe na Inglaterra.

A jornada da estátua de Ulverston até Indaiatuba foi um grande aprendizado e uma fonte de inspiração para os praticantes. Essa história foi compartilhada durante a iniciação, emocionando muito a todos. Tudo começou quando Gen Chogyap se incumbiu inicialmente da tarefa de levar a estátua após o Festival de Verão de 2023. Gen Chogyap tem o costume de conversar com Geshe-la. Em uma de suas conversas, quando questionava como iria levá-lo de volta, Geshe-la a respondeu: “Sou eu que vou te levar.”

Ela ficou muito surpresa, mas continuou pensando sobre como faria o trajeto. De repente, Daniella e Rodrigo, dois praticantes que estavam de carro, se prontificaram para levar a estátua, pois para eles seria muito mais fácil. Neste momento, Gen Chogyap começou a realmente acreditar que sim, Geshe-la voltaria por conta própria. Rodrigo a questionou sobre a necessidade de uma nota fiscal para levar a estátua de volta. Ainda um pouco preocupada, ela perguntou a Gen Geden, professor residente do CMK Campinas, como ele tinha feito para levar a sua estátua. E para surpresa dela, Gen Geden respondeu: “Gen Chogyap, não foi eu que levei a estátua, foi ela que me levou.” Pronto, era tudo o que ela precisava ouvir! Em seguida, sem pedir a ninguém, recebeu uma nota fiscal da estátua em seu e-mail. Tudo certo!

Quando Daniella e Rodrigo foram pegar o vôo de volta para o Brasil, mais uma grande surpresa: o sistema da companhia aérea saiu completamente do ar, impossibilitando que eles pagassem pelo despacho. Puderam despachar gratuitamente não apenas a estátua, mas todas as suas malas de mão! Mais um pequeno milagre demonstrando que sim, a estátua estava voltando por conta própria.

Ao chegar no Brasil, todos se emocionaram, pois a estátua chegou intacta. E ela era enorme e linda demais!

A Sangha de Indaiatuba teve de segurar a ansiedade para colocar a estátua no altar, pois ela seria inaugurada apenas um mês depois de sua chegada, durante a Iniciação de Buda Tara Verde que iria acontecer nos dias 23 e 24 de setembro. Nesse processo, as gestoras do CBK Vajrapani trabalharam para transformar o altar e prepará-lo para receber a estátua. Além da estátua de Geshe-la, o altar também recebeu as quatro linhagens de Dorje Shugden.

O dia da iniciação foi realmente muito abençoado. Todos se emocionaram só de chegar e ver a estátua no altar. A iniciação começou com um Oferecimento do Mandala de Solicitação com três monges que são irmãos de sangue, emocionando a todos novamente. Depois, Gen Chogyap contou a todos a história da estátua. Ela teve um motivo muito especial para inaugura-la apenas no dia iniciação. No Festival de Verão desse ano, ela teve que trabalhar durante muitas sessões. Após uma das aulas que perdeu, sua irmã Kelsang Norwang comentou com ela que Gen-la Kelsang Dekyong tinha dado ensinamentos sobre a estátua de Geshe-la. Na hora Gen Chogyap pensou: preciso dessa aula, pois vou usar na iniciação! Só quando foi ouvir o áudio da aula que viu que tudo se conectou perfeitamente, pois Gen-la iniciou esse ensinamento nos desejando feliz dia de Tara, pois era dia 8. Então, contou sobre como Atisha conversava com a sua própria estátua de Arya Tara. Depois que Gen-la deu ensinamentos muito especiais e inspiradores sobre o significado de cada aspecto da estátua de Geshe-la. Gen Chogyap transmitiu todos esses ensinamentos durante a cerimônia de iniciação, e todos ficaram surpresos com a conexão perfeita desses ensinamentos com a história e com o momento da inauguração da estátua. No final, todos saíram daquela sessão entendendo que os Budas estão sempre nos abençoando, as estátuas podem ter ou não poder e podemos conversar com elas, tudo depende da forma como as enxergamos e nos relacionamos com elas.

Todos saíram da iniciação muito inspirados pelas bênçãos de Tara e por terem entendido o poder dessas bênçãos através de uma história real. Após a iniciação,os praticantes ainda tiveram a oportunidade de se engajar em um retiro de 24 horas para se aproximar ainda mais de Arya Tara. Que boa fortuna!

Confira todas as fotos do evento aqui neste link! Clicks feitos pela nossa querida amiga Lucia Haraguchi ❤️

4 Comentários

  1. Kelsang Delam 27/09/2023 Reply

    Meu coração se transportou pro CBK Vajrapani.
    Quanto amor! Quantas bênçãos!
    Que tudo seja infinitamente auspicioso!

  2. Heloisa 29/09/2023 Reply

    Que boa fortuna.
    Que Sangha querida.
    Obrigada, Geshe-la.

  3. Ara 03/10/2023 Reply

    Que belo relato ! 😊🙏
    Grato por compartilharem com tantos detalhes.

  4. joel 13/11/2023 Reply

    Que história emocionante! Obrigado por compartilhar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

TOP